*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM ILUSTRATIVA

Análise SWOT (strengts (Forças) Weaknsess (Fraquezas) Oportunities-(Oportunidades) Treats (Ameaças) ou FOFA (Força – Fraqueza - Oportunidades - Ameaças) é uma técnica de planejamento estratégico bastante utilizada desde a década de 1980, quando grandes lideranças acadêmicas e profissionais apresentaram modelos de negócios que
foram copiados em todo o mundo.
Atualmente, com os avanços tecnológicos e as grandes mudanças no mundo, as Forças que estão incluídas nas análises estão sendo questionadas devido às velocidades das mudanças nos ambientes sociais e econômicos.
No passado, análise SWOT definia estratégias duradouras, considerando-se as vantagens competitivas adquiridas tendo como base as Forças/Fortalezas das organizações com ou sem fins lucrativos.
Atualmente, o sucesso do passado não garante a sustentabilidade de hoje e nem o financiamento do futuro.
As variáveis incontroláveis atacam todas as organizações, exigindo posicionamentos e reposicionamentos com Gestões adequadas e velozes para acompanharem o ritmo da inovação e da sustentabilidade, eliminando as ameaças constantes.
Logo, o estratégico, o tático e o operacional devem estar unidos para encontrarem novas alternativas para a manutenção e o desenvolvimento dos negócios, quase em tempo real, considerando-se a tecnologia aplicada.
Para ilustrar, é interessante lembrar-se das ações da SWAT (sigla para Special Weapons and Tactis, traduzido para o português: Armas e Táticas Especiais) que é uma unidade de polícia altamente especializada nos departamentos de grandes cidades com maiores populações nos E.U.A.
Nos filmes apresentados, observa-se o treinamento e a disciplina destacados nos grupos de policiais altamente focados para qualquer situação, seja ela de risco ou não, para reduzir as ameaças às comunidades locais. Isto pode incluir ataques coordenados e alvos específicos sendo referência para a manutenção da paz urbana.
Portanto, salvo melhor juízo, com os grandes desafios que se apresentam as utilizações de estratégias adequadas, após diagnósticos profissionais das Ameaças e Oportunidades e das Fortalezas e Fraquezas, a determinação do Posicionamento adequado será na Gestão Tática e Operacional no Foco da série das variáveis controláveis para sobreviver, a saber: Produto ( Bens/ou Serviços); Precificação (com vários tipos de preços); Promoção adequada ( Comunicação Integrada) e Pontos de Distribuição/Comercialização.
São contribuições reflexivas que podem ser úteis, inclusive na Política, Economia, Mercados e nos fenômenos sociais e econômicos como o Turismo e a Hospitalidade.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
Pensem nisso.

*Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
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