*Por: Abdon Barretto Filho
IMAGEM ILUSTRATIVA
O Dia do Hoteleiro é comemorado em 9 de novembro desde 1936, durante o I Congresso Nacional, realizado no Rio de Janeiro.
A iniciativa tinha como objetivo defender os direitos do hoteleiros e nessa mesma data foi criada a
ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Logo, ABIH é a mais antiga entidade empresarial do sistema de hotelaria e turismo do Brasil.
Em 11 de maio de 2006, a data foi incluída no Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, em todo o território nacional, a data é comemorada pelos responsáveis legais e operacionais dos hotéis, resorts, albergues, entre outros meios de hospedagens, assim como os responsáveis legais e operacionais dos restaurantes.
Além disso, as entidades representativas das categorias também comemoram em parcerias com as Escolas de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, através dos seus dirigentes, professores e acadêmicos.
Convém destacar que nas formações profissionais existem aulas preparatórias e especializações, com técnicas de gestões operacionais, táticas e estratégicas seguindo os padrões internacionais.
O planejar, organizar, dirigir e controlar as ofertas e demandas dos serviços de hospedagens, alimentos e bebidas, organizações de eventos, entre outros, disponibilizados 24 horas por dia, 7 dias por semana.
São trabalhos técnicos e exigem comprometimentos e disciplinas de todos os envolvidos. São destaques a vontade de servir e o bom humor, e, em alguns setores, os domínios de outras línguas para atendimentos de consumidores estrangeiros.
Muitos jovens iniciam suas atividades profissionais, geralmente nos seus primeiros empregos e com as possibilidades de formarem sólidas carreiras nas empresas em que trabalham.
Com o mercado cada vez exigente e seletivo, quando o consumidor quer “ o melhor aqui e agora”, os profissionais dos segmentos devem estar comprometidos em atender e encantar nos atendimentos, utilizando as tecnologias disponíveis e com a segurança indispensável
As comemorações destacam e valorizam os profissionais que fazem as opções por importantes serviços do bem receber e da alimentação fora do lar.
No Turismo Receptivo, são fundamentais os serviços profissionais dos hoteleiros e restauranteiros que podem garantir as boas experiências para os visitantes.
Em algumas Cidades, os serviços disponíveis dos hoteleiros e restauranteiros podem criar diferenças inesquecíveis.
Os serviços podem ser transformados em indicações para outros consumidores ou não, dependendo dos profissionais envolvidos.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
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