Economia Criativa, Turismo e Esportes
- Abdon Barretto Filho

- 15 de out.
- 2 min de leitura
Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) FOTO: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA, PORTO ALEGRE, RS

Economistas Luiz Alberto de Souza Aranha Machado (E); Abdon Barretto Filho; Leandro Antônio de Lemos e o jornalista Guilherme Kolling
O XXVI Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado em Porto Alegre, entre 6 e 10 de outubro, é o principal evento da área econômica do Brasil, reunindo economistas destacados, professores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada.
O CBE propõe um debate estratégico sobre o desenvolvimento sustentável com justiça social, equilíbrio ecológico e planejamento de longo prazo.
No CBE, foram realizadas importantes palestras, painéis e até a famosa Gincana Nacional de Economia, uma iniciativa que busca aproximar estudantes da prática econômica de forma dinâmica e interativa.
Convém destacar que a Gincana é uma competição realizada anualmente pelo Sistema Cofecon/Corecons desde 2011,reunindo duplas de alunos de ciências econômicas e cursos conexos de todo o país para testar seus conhecimentos econômicos.
Durante o CBE, foram apresentadas propostas inéditas criadas e desenvolvidas por economistas.
Fui honrado com o convite e participei do painel “Economia Criativa, Turismo e Esportes” , ao lado dos economistas Luiz Alberto de Souza Aranha Machado (São Paulo) Leandro Antônio de Lemos (Corecon RS) com a mediação do jornalista Guilherme Kolling, para um público de profissionais e acadêmicos presentes e com transmissão ao vivo na plataforma digital contratada.
Foi a primeira vez que o tema foi apresentado por economistas no Brasil, demonstrando que as ciências econômicas são transversais e atualizadas com as tendências mundiais na busca de opções para os objetivos do CBE: Desenvolvimento Sustentável, Reconstrução, Desafios e Oportunidades.
Durante uma hora, foram apresentados conceitos, experiências e tendências enriquecendo os debates das alternativas para atingir os objetivos de produzir e distribuir riquezas geradas utilizando as aplicações da criatividade e inovação em segmentos como a Economia do Turismo e a Economia dos Esportes.
Mais uma contribuição para estimular o exercício profissional do economista em um mundo cada vez mais figital (físico e digital) apontando as novas oportunidades que estão surgindo com os avanços tecnológicos, desregulamentações de mercados e a eterna busca da sustentabilidade do planeta.
Combinando a criatividade com o turismo e com os esportes, surgem oportunidades para aprendizado, cooperação e desenvolvimento de novos negócios, com boas perspectivas para geração de emprego, renda e autoestima.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
________________________
*ABDON BARRETTO FILHO
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
______________________
Conheça a "Terra do Tchê", compre online com a gente
Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros você encontra ao acessar o link abaixo:
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:
ou pelo APLICATIVO:






Comentários