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Evento, Entretenimento, Lazer e Turismo

Atualizado: 28 de nov. de 2023

*POR: ABDON BARRETTO FILHO


Na estruturação da oferta turística , observa-se os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços capazes de atraírem visitantes com motivações diversas.


Preferencialmente, são trabalhos realizados por profissionais  especializados e comprometidos com  o desenvolvimento do fenômeno turístico no núcleo receptor, através de parcerias públicas e privadas.


Em sequência, salvo melhor juízo, os planejadores e gestores podem utilizar estratégias vencedoras identificadas em destinos turísticos destacados nos recebimentos de  fluxos de visitantes.


Algumas delas podem ser identificadas através das combinações de um calendário de eventos; disponibilidade de entretenimento e programação de lazer que atendem aos moradores e aos visitantes.


Sempre é bom recordar que a cidade será boa para o visitante se for boa para o habitante.


No caso do evento, pode-se identificar uma série de classificações: acadêmicos,  profissionais, empresariais, desportivos, científicos, comerciais, culturais, gastronômicos, políticos, turísticos, entre outros.


Todos os tipos de eventos podem atrair visitantes e contribuem com o desenvolvimento local.


Convém salientar que algumas palestras e/ou  declarações podem contribuir no desenvolvimento do pensamento cultural, econômico e cultural da comunidade.


Muitos destinos turísticos iniciam suas ações nos mercados emissores promovendo seus eventos, sejam eles festejos religiosos e/ou comemorações das colheitas e feiras agropecuárias.


Na realidade, ao planejar um evento deve-se imaginar a programação de entretenimento e lazer para atender os participantes e seus  familiares, além dos habitantes.


Parece ser óbvio.


Mas, infelizmente, não é.


O calendário de eventos é uma importante ferramenta para atrações de fluxos de visitantes.


Entretanto, alguns eventos são criados e eliminados por gestões temerárias.


Alguns não conseguem  realizar duas edições.


Outros são mantidos porque são aceitos pelas forças dos mercados e dos relacionamentos dos seus organizadores.


Os eventos com bons resultados são identificados e são continuados demonstrando aceitabilidade e competência das suas respectivas gestões.


Para os destinos turísticos e regiões turísticas, os eventos podem contribuir nas formações de imagens turísticas e nas atrações de visitantes com retornos dos investimentos e nas satisfações das comunidades.


Podem ter inícios com poucos investimentos e, de acordo com seus temas e gestões, podem ser ampliados.


As atratividades e as experiências dos visitantes contribuem para ampliações e os surgimentos de patrocinadores.


Logo, salvo melhor juízo, as combinações possíveis entre o calendário de eventos e atratividades locais criam diferenciais capazes de atraírem fluxos de visitantes.


Naturalmente, a Economia do Turismo é beneficiada através das gerações de rendas, empregos, impostos e autoestima da comunidade.


Será ?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:




____________________________


RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

Para escutar acesse o Site:

ou o llink:


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