*POR: ABDON BARRETTO FILHO

Na estruturação da oferta turística , observa-se os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços capazes de atraírem visitantes com motivações diversas.
Preferencialmente, são trabalhos realizados por profissionais especializados e comprometidos com o desenvolvimento do fenômeno turístico no núcleo receptor, através de parcerias públicas e privadas.
Em sequência, salvo melhor juízo, os planejadores e gestores podem utilizar estratégias vencedoras identificadas em destinos turísticos destacados nos recebimentos de fluxos de visitantes.
Algumas delas podem ser identificadas através das combinações de um calendário de eventos; disponibilidade de entretenimento e programação de lazer que atendem aos moradores e aos visitantes.
Sempre é bom recordar que a cidade será boa para o visitante se for boa para o habitante.
No caso do evento, pode-se identificar uma série de classificações: acadêmicos, profissionais, empresariais, desportivos, científicos, comerciais, culturais, gastronômicos, políticos, turísticos, entre outros.
Todos os tipos de eventos podem atrair visitantes e contribuem com o desenvolvimento local.
Convém salientar que algumas palestras e/ou declarações podem contribuir no desenvolvimento do pensamento cultural, econômico e cultural da comunidade.
Muitos destinos turísticos iniciam suas ações nos mercados emissores promovendo seus eventos, sejam eles festejos religiosos e/ou comemorações das colheitas e feiras agropecuárias.
Na realidade, ao planejar um evento deve-se imaginar a programação de entretenimento e lazer para atender os participantes e seus familiares, além dos habitantes.
Parece ser óbvio.
Mas, infelizmente, não é.
O calendário de eventos é uma importante ferramenta para atrações de fluxos de visitantes.
Entretanto, alguns eventos são criados e eliminados por gestões temerárias.
Alguns não conseguem realizar duas edições.
Outros são mantidos porque são aceitos pelas forças dos mercados e dos relacionamentos dos seus organizadores.
Os eventos com bons resultados são identificados e são continuados demonstrando aceitabilidade e competência das suas respectivas gestões.
Para os destinos turísticos e regiões turísticas, os eventos podem contribuir nas formações de imagens turísticas e nas atrações de visitantes com retornos dos investimentos e nas satisfações das comunidades.
Podem ter inícios com poucos investimentos e, de acordo com seus temas e gestões, podem ser ampliados.
As atratividades e as experiências dos visitantes contribuem para ampliações e os surgimentos de patrocinadores.
Logo, salvo melhor juízo, as combinações possíveis entre o calendário de eventos e atratividades locais criam diferenciais capazes de atraírem fluxos de visitantes.
Naturalmente, a Economia do Turismo é beneficiada através das gerações de rendas, empregos, impostos e autoestima da comunidade.
Será ?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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