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Marketing de Relacionamento Figital e Geracional

Atualizado: há 1 dia

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)  


📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL


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No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”.


Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento.


As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a partir dos consensos dos proprietários e gestores, após diagnósticos profissionais, a saber:


Como está o mercado agora?


Como está o ciclo de vida do produto oferecido?


Existem consultas, pesquisas e dados dos seus clientes?


Quais as tendências globais e locais (“Glocais”)?


Onde queremos ir?


Como faremos para atingir os objetivos?


Quais os recursos disponíveis: sistêmicos, humanos, materiais e financeiros disponíveis?


Na Economia de Mercado, é indispensável captar e manter clientes satisfeitos.


O Marketing de Relacionamento (MR) destaca que além dos clientes, temos os colaboradores, sócios, fornecedores, comunidades e governos.


Cada um deles com abordagens comunicacionais físicas e/ou digitais adequadas.


Infelizmente, alguns exemplos das decisões equivocadas, principalmente ignorando as questões demográficas no Brasil.


No mercado, existem consumidores de várias gerações convivendo e desafiando os gestores, muitas vezes com perfis diferentes de quem compra; quem utiliza e quem paga.


São indispensáveis treinamentos das equipes para as utilizações dos múltiplos canais adequados, estimulando a escuta ativa para não perder clientes.


Destaca-se o relacionamento com o consumidor 60+ que merece atenção especial.


Algumas empresas estão conseguindo excelentes resultados, oferecendo opções no atendimento geracional, seja físico e/ou digital, com padrões de civilidade, respeito e compreensão para atingir o relacionamento “ganha-ganha”.


O Brasil está envelhecendo e os 60+ estão vivendo mais, ampliando atividades na cultura, nos eventos, no entretenimento, no lazer e no turismo, além dos cuidados pessoais, incluindo saúde e bem estar.


Logo, a comunicação entre os envolvidos deve ser adequada(B2C- Diretas com o consumidor e B2B-Entre empresas).


Mesmo sem adquirir um sistema de Gestão de Relacionamento com o cliente(CRM-Costumer Relation Management), as organizações turísticas devem manter um Banco de Dados com informações básicas dos seus clientes e suas preferências reveladas, incluindo os canais de comunicação utilizados: físicos e/ou digitais (redes sociais, visitas pessoais, reuniões, participações em eventos, entre outras).


Assim, evitam perdas de tempo e dinheiro copiando os modelos dos gigantes de tecnologia quando investem milhões em gerações que não possuem recursos suficientes para adquirir seus aplicativos e inovações tecnológicas.


Utilizam milhões de mensagens invasivas globais na expectativa de resultado percentual satisfatório.


Esquecem da importância da personalização máxima para manter relacionamento duradouro.


Se possível, eterno, enquanto durar.


É muito mais econômico manter um cliente do que captar um novo.


Para fidelizar um cliente é necessário qualidade e longevidade no relacionamento.


Será?


A realização de um Diagnóstico do MR Figital Geracional na sua empresa pode indicar estratégias e novos caminhos.


Será?


São reflexões.


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



 


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