Morre a porto-alegrense Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo
- Redação Cidade de Gramado Online

- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Ela residia desde 2009 em Gramado, na Serra Gaúcha. Prefeitura emitiu Nota de Pesar
TEXTO: VOLTENCIR FLECK | CIDADE DE GRAMADO ONLINE
IMAGEM ILUSTRATIVA

Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu aos 80 anos na segunda-feira, 22 de dezembro, em Gramado, na Serra Gaúcha, onde residia desde 2009, após o falecimento de seu marido, o empresário José Carlos Athanásio.
Natural de Porto Alegre, Ieda completaria 81 anos no dia 31 de dezembro.
Venceu o Miss Brasil em 1963, entrando para a história dos concursos de beleza, conquistando, neste mesmo ano, a coroa de Miss Universo,
em Miami Beach, nos Estados Unidos, aos 18 anos de idade.
Aos 55 anos, enfrentou um acidente vascular cerebral (AVC), que afetou a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar.
Figura emblemática da cultura do Rio Grande do Sul e da história da moda e da representação brasileira no exterior, Ieda Maria Vargas foi escolhida, em votação popular, como uma das “20 personalidades que marcaram o século XX no Rio Grande do Sul”.

O corpo está sendo velado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta terça-feira, dia 23, em despedida aberta ao público.
Após o velório, a partir das 17h, o corpo de Ieda Maria Vargas será cremado no Cortel Metropolitano Crematório, em cerimônia reservada aos familiares e amigos próximos.
A prefeitura de Gramado emitiu Nota de Pesar (IMAGEM AO LADO), lamentando o falecimento de Ieda Maria Vargas, que "escolheu Gramado como lar, tornando-se parte da história da nossa cidade".
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:
ou pelo APLICATIVO:






Comentários